terça-feira, setembro 24, 2013

Elisyum

A principal chamada de Elysium no Brasil é o fato de ter o Wagner Moura atuando em um filme norte americano e em inglês, as chamadas(na tv) deixam isso bem claro. Mas as atuações são realmente muito boas tanto do Wagner Moura como da Alice Braga (que não é estreante nas telas gringas pois está em vários filmes como no Blockbuster "Eu sou a lenda") .

 Bom , o protagonista é outro bom ator, Matt Damon que dispensa apresentações. A história é em um futuro remoto em 2154, quanto a Terra totalmente devastada (não muito diferente de hj em algumas áreas os lixões que vemos na tv todos os dias) é dividida , a parte rica criou um mundo a parte no espaço, chamado Elysium e o resto mora aqui no planeta. Tudo gira em torno de não deixar os habitantes do planeta chegarem a Elysium, mas claro que sempre haverão pessoas que querem o melhor para eles e seus pares. 

A partir dessa premissa, o personagem de Matt Damon que mostram no filme desde criança , (pra mostrar que as amarguras vividas por ele vem de berço) sofre um acidente e para curá-lo , só indo para Elysium , entretanto só os endinheirados podem viver lá e ter direito a medicina de primeira que cura até câncer.

O diretor Neill Blomkamp que já tinha feito o ótimo Distrito 9, coloca aqui novas metáforas que se reparamos não está em um futuro tão distante assim. Basta olhar para os condomínios fechados onde os endinheirados moram enquanto o restante da população se acotovelam em favelas super lotadas.

A escolha do elenco deixa bem claro essa diferença, onde ele mesmo escolhe atores latinos para viver a parte da Terra (Alice Braga, Wagner Moura e o Sharlto Copley que faz um grande personagem em Distrito 9) são os humanos que moram na Terra devastada (exceção aqui para o protagonista Matt Damon) enquanto os ricos, maioria (senão todos) atores de primeira linha de Hollywood vivem em Elysium (capitaneados pela bela Jodie Foster) que fazem de tudo para evitar que os (sujos) da terra cheguem a Elysium. 

O personagem de Wagner Moura é um coadjuvante de luxo, como Spider, um tipo de Coyote hacker do espaço, leva pessoas que pagam para Elysium , só que sem nenhuma garantia (mostrado no filme onde três naves tentam chegar mas só uma não é abatida e mesmo a chegando todos são presos) . O personagem é ótimo com muitas cenas, as vezes roubando a cena do personagem principal de Matt Damon.

O papel de Alice Braga aqui tem pouca atenção na trama, mas ajuda muito a contar a história de Max (Damon)  no filme. 

Damon até carrega bem o filme, mas sua mudança no decorrer do filme (bom já coloquei spoilers demais mas vou contar mais um) mas quando é obrigado a usar o exoesqueleto vira uma versão hi tec de Jason Bourne, pois é quando o diretor começa a dar mais atenção a correria e lutas do que a história em si.

Mudando o foco da Terra para Elysium , temos a Jodie Foster (como
Delacourt) que é um tipo de ministro da guerra, e conduz com mão de ferro toda e qualquer tentativa de alguma nave não autorizada de chegar a Elysium (mostrada em uma cena onde duas naves com 46 pessoas são abatidas sem dó) , e que tem um ego e uma mania de grandeza maior do que a do presidente, que tenta derrubar , detonando todo os problemas. Um pouco sub utilizada pelo diretor, pelo seu talento acho que deveria ter um papel mais ativo na trama. 


Para variar uma coisa que não consegui entender é o fato de Elysium ser protegida por robos/policiais, só que quando invadem com uma nave (bom terá de assistir pra reparar) eles fazem lutas infindáveis, Max foge, resgata Alice Braga, ajuda Spider.... e nada deles aparecerem? Bom assistam e vão entender minhas dúvidas.

No final é um filme que fico com sentimento dúbio, gostei da parte tecnológica, das interpretações entretanto o diretor se perde um pouco no final, e transforma o filme que era político/tecnológico e cheio de questões sociais, em filme de ação, talvez pela ação dos produtores de Hollywood que gostam de ver muita pancadaria para atrair o público. 

Mas a mensagem tá lá é só reparar.

No geral um filme bom , a ver com calma, e ver que o Wagner Moura tem futuro em Hollywood.

Trailer







Nenhum comentário:

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...