sexta-feira, setembro 28, 2012

Cronicas de uma morte anunciada

Ontem conversando sobre cinema no Facebook, me fizeram lembrar da época em que fiz um curso de Espanhol por tres anos entre 1994 e 1996.

Durante este curso, assistimos diversos filmes latino americanos,  a conversa na verdade era sobre o filme "Como água para chocolate" mas na verdade o que mais me marcou nessa época foi "Crônicas de uma morte anunciada" baseado no livro do Gabriel Garcia Marques.

O filme era sim baseado no livro, porém o diretor fez umas alterações que não condizem realmente com o livro.

A premissa do filme é sobre honra, um rapaz acusado de ter desonrado uma moça local (temos de lembrar que o livro é baseado em vilarejos primitivos, onde  ainda o fato de transar com uma virgem era passivel de morte, pois a maioria casava virgem, e se o marido descobre que não é virgem ai a coisa fica feia) mas tanto o livro como o filme partem para a tentativa de tentar encontrar quem realmente desonrou a menina, pois para tentar salvá-lo da morte iminente, ela mente e  deixa a merce um outro rapaz (Santiago) que nem sabe que está marcado para morte.

É claro uma critica aos costumes locais, onde mesmo sendo um assassino muitas vezes pegavam penas irrisórias, por causa de mentalidades arcaicas e onde apesar de assassino, é visto pela população como vítima.

A grande sacada é mostrar a morte dele logo no início, pois o foco é descobrir se os autores do crime estavam certos, ou apenas cegos pela vingança mataram um inocente.

Toda a comunidade local ja sabe da vingança iminente , menos o coitado que será morto. E ninguem avisa ele da iminente vingança, seja por medo, tradição ou sadismo mesmo.

Na linha dos livros de Gabriel Garcia Marques, o filme é tenso, mas muito interessante para se entender tanto a literatura como o cinema latino americano.

Obs: Na época que assisti o filme, o engraçado é que ele é bem grande, e foi dividido em duas partes na aula que tinhamos (de 1h30) e em dias alternados, o que possibilitou eu ler o livro no intervado das aulas, e saber que partes do filme estavam bem alterados da obra original.

Abaixo Ornela Muti falando sobre o filme.





Nenhum comentário:

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...