sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Sniper Americano

Filmes sobre Guerras, os EUA fazem aos montes, basta ver Resgate do Soldado Ryan, Nascido em 4 de julho, Platoon, Apocalipse Now entre outros... mas geralmente os filmes são fictícios ou sobre Guerras que já se foram a muito tempo.

Um fenômeno recente tem acontecido, filmes baseados no Iraque, e olha que nem é a primeira Guerra que tem pouco mais de 20 anos.. . já são sobre a segunda que começou em 2003 e nem tenho certeza se já acabou...

Mas aqui a história é baseada em um herói de Guerra, Chris Kyle.  (Spoiler..) O filme já começa com as lições que seu pai lhe durante a infância, que a vida é dividida em três tipos de pessoas, lobos, cordeiros e cães pastores... e já deixa claro que naquela família não haveria cordeiros... 

Já adulto, com quase 30 anos, Kyle resolve entrar para as Forças Armadas, e durante seu treinamento acontece os fatos de 11/9/2001.. logo após sua formação e também seu casamento, embarca para o Iraque em sua primeira (de quatro) missão. Lá conhece o horror, terrorismo, soldados despreparados entre outras coisas que geralmente a guerra não mostra na tv.

Tendo se formando nos NAVY SEALS (clique aqui e saiba quem são) ajuda não só os soldados menos experientes a combater no campo de luta, mas faz seu trabalho brilhantemente como sniper, matando aproximadamente 160 inimigos confirmados (de um total de 255 aproximadamente não confirmadas) em suas quatro incursões.

O filme é baseado no livro do próprio Kyle, escrito a três mãos com Scott McEwen e Jim DeFelice, mas que tem no cinema algumas dramatizações que provavelmente não foram reais. 

O filme parte do principio do homem de família em conflito entre dar o máximo pelo seu pais , enquanto sua mulher ficava sozinha e grávida nos EUA esperando a noticia de sua volta... ou morte. E vai mais fundo na parte psicologia do personagem, seus conflitos e ao mesmo tempo a força e liderança (Deus, Nação , Família)  durante o período de serviço.  Nas quatro incursões fica claro a cada volta, que o corpo dele voltou mas a cabeça não saia do Iraque. 

Como disse no começo, apesar dos EUA ter diversos filmes sobre guerras... os atuais sobre o Iraque tem um enfoque mais voltado a guerra ao terror, e a aspectos sociais dos soldados, ao invés da batalha em si. 

Dirigido por Clint Eastwood, é um bom filme, com enfoque bem pontual, e sobre a vida de um cara que deu tudo pelo que acreditava. 

Um filme a ver. 




Nenhum comentário:

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...