quarta-feira, fevereiro 04, 2015

A Teoria de Tudo

Filmes (biografias) de pessoas extremamente famosas e que geralmente aparecem na mídia de tempos em tempos costumam ser bem "chapa branca" ou seja, contar apenas aquilo que já sabíamos.

Em "A Teoria de Tudo" em alguns momentos nos passa essa ideia, entretanto vão mais fundo na doença do cientista ultra - famoso por suas teorias, Stephen Hawking.

Como a maioria já sabe (se sabe quem é Hawking) ele possui uma doença degenerativa, a esclerose lateral amiotrófica, que aos poucos foi lhe tirando os movimentos do corpo, uma doença que mata em pouco tempo, mas contrariando a lógica ele convive com ela a décadas.

Bom mas o post é sobre o filme sobre o cientista famoso.

No filme (spoiler...) conta desde o principio na Universidade de Cambridge onde se formou como físico teórico, e através de suas publicações hoje é o cientista mais famoso do mundo.

Desde a adolescência na faculdade até meados da década de 90, o filme passa a trajetória do Hawking, tanto em sua luta contra seu corpo, como seus casamentos, amigos, família, atividades e claro suas teorias , apresentações e livros famosos.

O filme é meio lento... pra quem está acostumado a brilhos e explosões é até monótono, mas para quem é fã do Hawking (como eu) vale muito a pena. E claro um dos candidatos aos Oscar deste ano, principalmente pela atuação do ator principal (Eddie Redmayne) como a química ótima com  a atriz que faz a esposa de Hawking (Felicity Jones).

A atuação do ator como Hawking é realmente muito boa, não deixa a desejar em momento algum, visto pelas dificuldades locomotoras que o cientista passou e ainda passa.

Um adendo... a relação dele com a ex-esposa é parte bem extensa no filme, dado a importância dela na trajetória deles enquanto estiveram juntos da década de 60 até inicio dos 90, e o confronto Religião/Ciência que o cientista trava com seus pares e inclusive com sua esposa.

No final fiquei com a sensação de que vi um filme sobre o amor, tanto pela vida como pela ciência.



Nenhum comentário:

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...