Mês das biografias... depois de assistir a biografia de Stephen Hawking, na sequencia vi a de Alan Turing intitulada "O jogo da imitação" .
Um filme que tinha tudo pra ser chato... segunda Guerra mundial, nerds a procura de algoritimos, etc... mas no final sai com a impressão de que vi um dos grandes filmes do ano, talvez pela excelente interpretação de Benedict Cumberbatch ( que ja tinha aparecido otimamente no último Star Trek).
No filme (spoiler...) Alan Turing é um brilhante matematico inglês, que é recrutado para decifrar uma poderosa maquina de criptografia alemã, intitulada Enigma. A inteligencia inglesa então forma um grupo para tal missão, sendo Turing um dos candidatos. Com o tempo ele consegue autorização de Winston Churchil para comandar o grupo e demitir os com pouco conhecimento e recrutar novos.
Alan Turing é considerado um dos pais da computação moderna, e sua invenção pode ser visto com um dos primeiros computadores do século XX realmente funcionais.
O filme se divide em tres partes... alguns flashbacks de seu passado como adolescente recluso que tem um amigo apenas e se apaixona por ele, demostrando sua homossexualidade de maneira sutil.
Na parte mais importante, ele é o brilhante descobridor do código que decifrou a máquina alemã e ajudou a Inglaterra (e consequentemente seus aliados) a ganhar a guerra. E por último, um homem acuado e processado por sua homossexualidade (que era proibido por lei na Inglaterra até meados da década de 60) tomando remédios pesados (castração química por estrogenio) e em profunda depressão no pós guerra.
A história de Turing só foi descoberta a pouco tempo, e apesar de alguns cliches no filme, é um filme competente sobre um homem que de dentro de uma instalação escondida, conseguiu abreviar a pior guerra do século XX.
Um filme a ver.
Trailer
quinta-feira, fevereiro 19, 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Top Gun : Maverick
Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...
-
O menino bonito da politica boliviana não aguentou a pressão pelas "cagadas" na tentativa de fazer a diplomacia do Brasil de idiot...
-
Semana Retro.... estou ouvindo algumas coisas que não ouvia desde o começo dos anos 90... lembra bem a época que frequentava casas como o Ho...
Nenhum comentário:
Postar um comentário