quarta-feira, dezembro 18, 2013

Um final de semana em Hyde Park (Hyde Park on Hudson)

Alguns trailers fazem com que criemos uma expectativa muito grande quando ao filme, em "Um final de semana em Hyde Park" por se tratar de uma figura histórica da politica americana (o presidente Franklin Roosevelt) achei que o filme também teria um lado politico, afinal ele foi presidente no periodo do New Deal e da segunda guerra.

No filme (spolier...spolier...) uma Margaret Suckey (Laura Linney), prima distante de Roosevelt , passa um (ou alguns) finais de semana na casa de campo do presidente, e em consequencia de tanta frequencia acaba tendo um caso com ele. 

Como pano de fundo, há a visita do Rei George VI aos EUA (história que por ela só já daria um filme, visto que foi a primeira vez que um monarca britânico pisou em solo americano) , pouco antes do início da guerra, e justamente para pedir apoio (militar) dos EUA em caso de guerra contra os nazistas. 

Os melhores momentos são exatamente as diferenças de "comportamento" entre os ianques e os monarcas, onde a rainha deixa bem claro em quase todos os comentários que faz durante o filme. O desconforto se torna latente no lanche da tarde, onde o presidente insiste em servir cachorro quente aos monarcas, uma das melhores cenas do filme.

Mas como disse no início, é um filme muito mais baseado na história dele com a prima (pois o filme na verdade é baseado em um diário escrito por essa prima que morreu a poucos anos com mais de 100 anos) e deixa todo o restante em segundo plano, inclusive sua famosa esposa Eleanor Roosevelt.

Difícil, pelo menos pra mim, é ver Bill Muray como presidente americano, pois estou muito acostumado com ele em comédias e mesmo em um papel sério, parece fazer comédia. Mas ele está brilhante como Roosevelt, levando cada momento seu no filme com maestria.

Em determinado momento a prima amante repara que não está só nesse seu momento amoroso, e que Roosevelt faz um "harem" na Casa Branca, incluindo diversas mulheres ao seu redor, o que a deixa furiosa, mas que no final acaba entendendo, afinal ela também é uma amante. 


O filme vai mais pelo lado do romance do que politico, o que não deixa de ser interessante, mas se tratando de Franklin Roosevelt e George VI, o discurso politico (sim uma alusão ao "O Discurso do Rei") poderia ter sido mais contundente.






Nenhum comentário:

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...