segunda-feira, dezembro 16, 2013

Meia noite em Paris (Midnight in Paris)

Graças a alguns filmes chatos de Woody Allen na década de 80, praticamente fico longe de seus lançamentos atualmente. Tinha visto Vick Cristina Barcelona em DVD e achei bem interessante, e nas últimas semanas assisti no cinema Blue Jasmine que é ótimo... 

Entretanto havia um filme que tinha passado batido por mim nos últimos anos. Meia Noite em Paris é um belíssimo  filme, que na época que esteve no cinema não dei muita bola, porém graças a Valeria Gobi assim na última semana. 

Bom , (daqui pra frente é spoiler...) o filme se passa na Paris de atualmente, mas imagina uma situação onde você conseguisse voltar no tempo, especificamente no início do século XX.

No filme , Owen Wilson faz Gil, um escritor fascinado pela Paris do início do século XX e seus personagens. Durante uma viagem de negócios (ele é roteirista) a Paris com sua noiva e com os pais dela, encontra uns amigos da noiva meio chatos(intelectualóides - chamados de pseudo intelectual no filme , da maneira mais clássica aqui usado por Allen com maestria, e que de certa forma está tentando pegar a noiva dele) , e em determinado momento, sua noiva decide sair com o casal e deixá-lo passear por Paris a noite sozinho pra ter idéias para seu trabalho.... e ai que a coisa toma forma.

Através de algumas caronas, acaba em festas com Ernest Hemingway , Pablo Picasso, Salvador Dali, T.S Elliot, F.Scott Fitzgerald, entre outros personagens clássicos das artes como pintura, escritores, etc... levando ele a loucura, esperando freneticamente a próxima noite para ver qual personagem ele encontrará e poderá conversar noite adentro sobre suas obras. 

O filme obviamente utiliza como pano de fundo diversas passagens na bela Paris, e ainda conta com participações bem especiais como a de Carla Bruni como guia por exemplo. 

Os personagens apresentados são de certa forma uma contraposição a arte americana com a arte européia, a arte consumivel americana (a la Andy Warhol) com a arte de museu da Europa (Picasso, Dali...).

Um trecho quase final, onde vão para a Belle Epoque é simplesmente genial, onde mostra uma coisa clara para todos aqueles que acham que épocas anteriores a esta são melhores... os artistas do início do século XX também achavam a Belle Epoque melhor... como os da Belle Epoque falam do Renascentismo... ou seja, a época anterior sempre parecerá melhor aos olhos de quem nunca poderá estar la.

Ótimas atuações com atenção especial a Adrien Brody(ganhador do Oscar com O Pianista)  como Dali e Tom Hiddleston (hoje famoso como Loki em Thor) como F.Scott Fitzgerald.

Um filme de realismo fantástico, mas se gosta da história da arte, vai ver e rever diversas vezes. 

Trailer, na verdade a abertura do filme








Nenhum comentário:

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...