quinta-feira, dezembro 26, 2013

O Banheiro do Papa

Pensa em uma história surreal. 

Uma cidade que durante a visita do Papa João Paulo II se prepara como se fosse a final da Copa do Mundo, vendendo casas para investir em churrascos, guloseimas mil para vender aos "visitantes" que estariam na cidade para o Papa. Só que isso em uma cidade no interior do Uruguai e em 1988.

Contanto somente essa parte já parece surreal, mas o pior de tudo isso é que a história é verídica. 

Vamos ao filme... em 1988 o Papa João Paulo II visita o Uruguai, em especial uma pequena cidade chamada Melo. A história do filme em si , começa algumas semanas antes da visita, quanto  Beto (personagem do ator Cesar Trancoso excelente no filme) tem uma ideia genial, construir um banheiro, para que as pessoas que visitassem a cidade, pudessem ter um banheiro limpo para uso durante os momentos da visita do Papa.

Até ai digamos que tudo bem... estamos no fim dos 80' de uma década ruim para a América Latina em especial para Beto e seus amigos, que vivem de fazer pequenas viagens de bicicleta de Melo até a divisa com o Brasil (em Aceguá- RS) , trazendo duas vezes por dia pequenas bugigangas, comidas e bebidas, além de ter de fugir dos oficiais da fronteira que sempre querem ganhar algum com as viagens.

Pra piorar a situação, a cidade entra na pilha, e começam a se endividar para terem dinheiro para investir em barracas de churrascos, linguiças,etc... tudo acreditando que virão 20, 30 ou até 60 mil brasileiros para ver o Papa, com um sonho de riqueza através dos cruzeiros dos vizinhos que virão para vê-lo. Ledo engano. Aparecem pouco mais de 400 brasileiros. 

Ao mesmo tempo que o filme consegue ser engraçado, é realmente triste, pois trata de um capitalismo desmedido, onde a visita do Papa era o que menos interessava (apesar de ter seus momentos de fé, pois a eles pouco mais sobrava do que isso) , e sim o quanto podiam capitalizar com a visita.

Um lado humano achei na história  procurando sobre o filme na internet.  Vi que a maioria dos atores não eram profissionais e sim moradores locais que se dispuseram a ser figurantes e muitos atores coadjuvantes, mas com uma qualidade técnica impecável. 

Uma história parecida aconteceu no Rio de Janeiro em 2013, quando uma comunidade se preparou para a visita que o Papa faria por lá (aqui já o Papa Francisco recém empossado) , mas devido a chuva e a grande quantidade de lama acumulada, a visita foi cancelada. Uma história que teve seu "Deja vu" 25 anos depois. 

Belo filme, que emociona em diversos momentos, mas que mostra bem o desespero daqueles que nada tem e que veem em pequenas oportunidades uma maneira de mudar de vida. Como diz o trailer "Um filme sobre sonhos, e outros milagres".

Trailer.








 

Nenhum comentário:

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...