quarta-feira, agosto 02, 2017

Dunkirk

Durante um periodo la na década de 90, diversos filmes de guerra, principalmente voltados a falar da segunda guerra mundial, pipocaram nos cinemas, Lista de Shindler, Resgate Soldado Ryan, A vida é bela, Além da Linha Vermelha, entre outros... depois meio que esqueceram o assunto por completo por anos... 

Nos últimos anos houve um revival desses filmes... começando pelo hoje já clássico Bastardos Inglórios, agora um filme sobre a segunda guerra mundial "diferentão" aparece nos cinemas... 

Dunkirk tem como proposta mostrar não só os horrores da guerra como já vimos em outros filmes, tanto que os alemães no filme são apenas os aviões que bombardeiam a praia durante o filme, mas a retirada das tropas inglesas da França já dominada pela Alemanha nazista. 

Em Dunkirk (sim spoiler...) eles seguem alguns soldados desesperados para fugir da praia em que estão encurralados pelo exercito alemão, pois apesar de a Inglaterra estar logo ali do outro lado do canal da mancha, eles dependem das embarcações inglesas para atravessar, e isso não é nada fácil com aviões alemães bombardeando os destróiers ingleses e qualquer barco civil que ouse atravessar para resgatar os soldados. 

É um desastre militar, com a França perdida, cabe a eles fugirem de volta a Inglaterra para se reagruparem e tentarem defender a ilha... sem saber se serão recebidos como heróis ou vilões daquela parte perdida da guerra.

Fiquei com a impressão de que Nolan tentou fazer um filme de guerra diferente, sobre a tensão e o desespero de não conseguir partir, já que naquele momento proteger a costa da Inglaterra era mais importante do que lutar em uma França já dominada pelos nazistas... entretanto uma completa falta de diálogos, e personagens que são coadjuvantes de luxo, ficam a espera de tais navios... e o expectador fica a espera do desenrolar da história. 

Apesar de algumas cenas de ação bem montadas, computação gráfica de primeira... a sensação do tom operístico a guerra (na mesma linha que Kubrick fez com 2001 em relação aos outros filmes sobre espaço)com uma trilha sonora mais sombria é inevitável. 

Muitos takes no vazio... soldados apenas parados olhando o horizonte e algumas histórias paralelas que são reveladas no final dão o tom. Ou seja com todos esse viés histórico, esperava mais do filme. 

Trailer





Nenhum comentário:

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...