O lado legal de ficar mais velho são as redescobertas e o término de alguns preconceitos. Nos últimos tempos tenho escutado muita velharia (leia-se discos antigos) como o Pet Sounds do Beach Boys, The Jam, Stone Roses, Pink Floyd, sem me prender a estilos ou rótulos (como já escrevi em um texto aqui...).
E não é que tem muita coisa boa que ignorava no passado? O Pet Sounds por exemplo,
sempre achei estranho os Beach Boys nunca terem surfado. Mas e dai? Nem todo rocker toma drogas para fazer grandes letras... então o preconceito era meu mesmo.
Outras "redescobertas" foram as bandas dos 80 que ignorava por achar boy band travestidas de rock, como por exemplo o Duran Duran e o A-ha. Tem sons bons lá também, claro que fora o que martelou nas rádios, havia muito mais coisas nos discos que nunca tocavam. E depois falam que não tem JABA nas rádios...
A Kiss FM foi importante nesse processo pois eles tocam um pouco de tudo, o que antes era só clássicos, foi se abrindo a outras músicas não tão conhecidas assim mas de caras muito bons que ficaram marcados por uma música, como o Frank Zappa por exemplo.
Como já disse em texto anterior, o legal é não rotulas, simplesmente ouvir e dizer se gosta ou não. É como falar de Reggae, existe um mundo enorme depois de Bob Marley, mas para muitos reggae é somente aquilo que for parecido com Bob. Também já pensei assim, até encontrar músicas de Gregory Isaacs, Yellowman, Dennis Brown, etc... e ver que o reggae tem um mundo enorme a se explorado.
Ou a Dance music que se divide em tantos pedações que nem dá para acompanhar... tem House, Tecno, Transe... e por ai vai. Só dá pra dividir entre o legal e o chato.
Sem rótulos e sem preconceitos, assim é a melhor maneira de escutar qualquer música, senão como diferenciariamos Zezé Di Camargo de Tonico e Tinoco? Um totalmetne pop e os outros totalmente raíz(olha eu já rotulando...). Mas na verdade nem tudo de um ou de outro é 100% bom.
Por enquanto é ouvir um pouco de tudo e ir separando.
Enquanto escrevo esse texto toca Pet Sounds aqui no micro... é mudanças.
sexta-feira, outubro 17, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Top Gun : Maverick
Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...
-
O menino bonito da politica boliviana não aguentou a pressão pelas "cagadas" na tentativa de fazer a diplomacia do Brasil de idiot...
-
Semana Retro.... estou ouvindo algumas coisas que não ouvia desde o começo dos anos 90... lembra bem a época que frequentava casas como o Ho...
Nenhum comentário:
Postar um comentário