Filmes baseados em fatos reais de certa maneira estão cheios por ai... a diferença é o tempo que se leva para descobrir e contar a história.
Muitos filmes já foram feitos sobre as lutas raciais nos EUA nas décadas de 50/60, mas quase todos tem como figura principal (ou pano de fundo) Luther King, Malcolm X entre outros.
Aqui a história é um pouco diferente, apesar do pano de fundo ser o mesmo.
No início da década de 60, a corrida espacial entre os EUA e a URSS era acirradíssima, pois se entendia que seria possível colocar satélites para controlar o que o outro fazia,entre outras coisas, além de enviar pessoas ao espaço, coisa que a URSS ja tinham feito com cadela Laika e pouco tempo depois com Yuri Gagarin.
A partir dessa premissa, imagine a correria para colocar um astronauta no espaço (e que culminaria na chegada da Apollo 11 na Lua) onde três mulheres negras em plena década de 60 ,mas matemáticas brilhantes porém com pouco acesso ao programa espacial, apenas pelo racismo da época, se encaixariam?
O filme poderia caminhar por essa estrada mais fácil (do racismo direto) mas prefere mostrar a luta das três mulheres para serem aceitas como iguais em um ambiente totalmente inóspito na época pois, além de não terem mulheres, muito menos mulheres negras na NASA.
Um filme muitas vezes sutil, forte , direto e claramente mostrando que o talento as vezes consegue ultrapassar o preconceito.
E obviamente uma homenagem a Katherine G. Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) pioneiras , antes da era da informatica (mas que já estava presente , ainda com enormes Mainframes da IBM mas que por falta de tecnologia ainda eram menos tecnologicos que qualquer calculadora que temos na gaveta hoje em dia) e que com suas contribuições entraram para a história.
Trailer
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Top Gun : Maverick
Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...
-
Semana Retro.... estou ouvindo algumas coisas que não ouvia desde o começo dos anos 90... lembra bem a época que frequentava casas como o Ho...
-
O menino bonito da politica boliviana não aguentou a pressão pelas "cagadas" na tentativa de fazer a diplomacia do Brasil de idiot...
2 comentários:
Ete é um bom filme! A história dessas dezenas de mulheres negras de fato merece um filme, mas esperava algo mais profundo sobre racismo. Eu amo ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Também adorei 7 Minutos Depois da Meia Noite é um dos melhores filmes inspirados em livros, porque tem toda a essência do livro mais sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.
Um filme que superou minhas expectativas.. as atrizes são ótimas e como não conhecia a história (fiz o mínimo de pesquisa antes de ver o filme) achei genial a maneira como elas lidaram com o preconceito duplo, pois além de negras eram mulheres... ótimo filme.
Postar um comentário