sábado, dezembro 27, 2014

Boa Noite, Boa Sorte

A história dos EUA sempre é vista por diversos ângulos. No caso, o Macartismo foi um dos momentos mais obscuros da luta contra o "comunismo" pós segunda guerra.

Durante alguns anos do final dos anos 40 até meados do meio dos 50, foi uma caça as bruxas, com diversas acusações sem provas claras, acusados perdendo emprego, veículos de comunicação acuados, e muitos jornalistas e artistas na fúria contra o senador Joseph McCarty, o pivô de toda a bagunça. 

Até 1950 ele era um senador obscuro e sem aparecer muito na mídia, mas a partir das diversas acusações a diversos escalões do governo, iniciou-se uma intensa patrulha contra o comunismo, com violação do direitos civis , e até de diversos membros do serviço público, como militares, cientistas, etc... o que levou muitos a prisão e até mesmo ao suicidio.... qualquer um que estivesse no caminho ou na mira de McCarty.

No filme "Boa Noite, Boa Sorte" dirigido por George Clooney de 2005, ele esmiúça principalmente a atuação do jornalista e ancora de um programa de televisão na CBS, Edward Murrow, que bate de frente com a atuação de McCarty.

Através de um grande confronto público, leva o senador a ter um direito de resposta no canal, que ao invés de explicar suas ações, apenas manda diversas acusações a Murrow, que usa toda sua audiência (e em contrapartida uma discussão em relação ao poder da recém criada televisão nos EUA), mostrando claramente as mentidas de McCarty, que o leva a ser desacreditado tanto pela opinião pública como pela mídia, levando o Senado dos EUA a abrir uma investigação sobre seus atos e métodos. 

Filme em preto e branco com muitos diálogos e atuações excelentes, talvez para um público menos acostumado a Blockbuster, pois com certeza os longos diálogos de Murrow ,  levarão ao cansaço. 

Mas um ótimo filme, que em sua época levou alguns prêmios, mesmo tendo sido feito para tv.

O discurso de Edward Murrow sobre a televisão, na década de 50 não deixa de ser profético, visto o show de horrores que é hoje tanto a tv aberta com a paga.

Trailer



Nenhum comentário:

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...