terça-feira, outubro 21, 2014

Trash - A esperança que vem do lixo

Antes de assistir a Trash, fui ao cinema com aquela sensação de que veria mais um Pixote - A Lei do mais fraco, graças ao trailer que dá uma enfase enorme a algumas cenas do filme , onde os menores interagem entre si, cenas essas muito parecidas com Pixote (de Hector Babenco em 1980).

Mas não é por ai... o filme é sobre esperança. 

Gardo, Rato e Rafael, tres 'muleques' que vivem do lixão no Rio de Janeiro que a tv não mostra, acham por acaso uma carteira, e la dentro uns 300 reais e uma chave... 

Em cenas de flashback, mostram a importância desta carteira, que pode mostrar toda a sujeira de um deputado, que quer esconder a todo custo suas falcatruas. 

O filme que no começo da a impressão de ser estrangeiro ( e na verdade toda a produção é), mas ficou muito com cara de filme brasileiro, graça ao talento dos atores mirins, a participação de Wagner Moura entre outros diversos atores brasileiros, entre eles Selton Melo que a muito não mostrava a cara na tela como ator (Diretor de diversos filmes nos últimos anos).

Um filme com um pouco de aventura, mas a corrupção policial, politicos enfadonhos, um Rio paupérrimo, faz com que em certos momentos o filme fique com cara das diversas produções atuais (como Alemão) mas no fundo a (pouca) esperança que eles conseguem ter, é o que carrega o filme, que por horas é pesado e em alguns momentos até engraçado. 

Um adendo a participação de dois gigantes de Hollywood... Martin Sheen como padre que ajuda os garotos e a militante estrangeira que ajuda o padre vivida pela ótima Rooney Mara ( que ja atuou com louvor em grandes filmes como Millenium (The Girl with the Dragon Tattooe ótimo Terapia de Risco que já escrevi aqui sobre no começo do ano).

O melhor do filme é ver eles tentarem traduzir as gírias brasileiras pra estrangeiro ver... mas não se engane, não é um filme leve... tortura aos montes aparecem por la e principalmente a violência policial capitaneada pelo poder politico.

No final se torna um filme panfletário contra os mandos e desmandos da politica e policiais... tentando instigar o povo a ir a luta... mas com pouco efeito pratico, e ao mesmo tempo desvirtuando da ideia original .

Mas um filme bem acima da média dos outros nessa linha lançados no decorrer do ano. A ver.

Trailer




Nenhum comentário:

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...