terça-feira, novembro 19, 2013

Capitão Phillips

Filmes baseados em histórias reais, muitas vezes para dar uma "emoção" a mais, passam a colocar no seu enredo coisas que necessariamente não aconteceram exatamente daquela maneira. Acho que no caso de "Capitão Phillips" não é um desses casos.. 

O filme é baseado no livro do Capitão Phillips (A Captain's Duty,)  de um navio de carga que foi sequestrado por piradas somalis em 2009.

O próprio Phillips acompanha a produção, que mostra com uma riqueza de detalhes o sofrimento dele na mão dos piratas por alguns dias dentro do navio e depois em uma pequena embarcação.

Além do lado emocional, muito controlado do capitão que é testado ao limite, há também um lado panfletário no filme, onde é possível ver o descaso do resto do mundo com a situação da África, aqui mostrado de uma maneira nada sutil, enquanto no início do filme mostram os diversos containers sendo empilhados, a riqueza do porto com seus navios lotados, do outro lado mostra uma África extremamente pobre, onde fica claro em seus sequestradores, que tem apenas um "mato" para comer durante todo o filme, mostrando a extrema pobreza levada por eles, que automaticamente se reflete nas ações extremadas tomadas, pelo desespero de conseguir se inserir naquela economia monstruosa mostrada pela riqueza do navio e em sua população bem alimentada e que está mais disposta a discutir "problemas do sindicato" do que a realidade que os cerca. 

Um ponto ótimo é a interpretação dos sequestradores, feitos por atores africanos pouco conhecidos.

Outro ponto é a presença da tropa americana no resgate (Seals), o que deixa mais claro ainda o poderio dos "ricos" nortes americanos contra a embarcação precária e dos subnutridos que sequestram o capitão.

A escolha do ator é um dos melhores fatores do filme, Tom Hanks já deu vida a diversos personagens com incrível sutileza e detalhamento, e aqui não foi diferente. Não será nenhuma surpresa uma indicação ao Oscar pela sua interpretação. 

No geral um ótimo filme, que vai te prender na cadeira e até deixar bem apreensivo visto a pressão dos sequestradores no capitão. Um filme a ver.

Trailer







Nenhum comentário:

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...