quarta-feira, outubro 03, 2012

E a vida continua...

Geralmente gosto de ver os filmes nacionais, uma forma de prestigiar o cinema daqui e , principalmente ver como ta a produção nacional ja que somos massacrados pelos filmes norte americanos nos cinemas.

Mas tem algumas vezes que fico na dúvida se tantos filmes  nacionais lançados ao mesmo tempo é bom para nosso cinema.

Nos últimos 2 anos, em função das comemoraçõs de 100 anos de Chico Xavier, diversos filmes foram produzidos baseados nos livros psicografados por ele, alguns com qualidade excelente (Nosso Lar) e outros com qualidade pra la de dúvidosa, apostando exatamente na emoção dos seguidores da doutrina espírita.

Ontem fui assistir "E a Vida continua..." mais um filme baseado em obra do Chico Xavier, um filme que na verdade era pra eu ter assistido a duas semanas atrás, mas acabei postergando e já tava achando que ia acabar vendo no DVD, mas como ainda estava no cinema , resolvi arriscar.

O trailer não me chamou muito a atenção, mas isso ja aconteceu com diversos filmes que se mostraram excelentes esse ano (ver post sobre "Procura-se um amigo para o fim do mundo"), por isso vejo o trailer mais como um resumo do que pode aparecer no filme, mas sem a profundidade esperada, pois depende muito de quem monta o trailer, fica totalmente aquém do que realmente é o filme.

Fui nessa esperança, de o filme "E a vida continua.." ser bem melhor do que o trailer do youtube... ledo engano.

Não sei o que passou na cabeça do diretor, se inexperiencia, um péssimo montador/continuista ou simplesmente a sofrível interpretação dos diversos atores que aparecem no filme.

A idéia é sobre reencarnação, sobre vidas passadas, reencontros, etc... ou seja um filão muito bom visto que o público em sua maioria serão espíritas que verão o filme. 

O ponto de partida é um encontro na estrada, onde o personagem de Amanda Costa (aquela que apresenta Ingles com música na TV Cultura) e Luiz Baccelli se encontram em uma estrada em função de problemas no carro da primeira. A partir dali diversos dialogos e encontros, principalmente sobre a doença em que os dois passam e serão submetidos a cirurgias, os transformam em amigos, que transcenderá a vida.

Até então um romance espírita clássico, entretanto as atuações a partir dai passam mais a levar o telespectador a risada do que a reflexão.

A história em si é pesada, sobre amarguras, espíritos sem luz procurando vingança, traições, maridos infiéis e pessoas interesseiras, o que ja daria um bom drama.

O filme em diversos momento tenta passar a doutrina, porém as péssimas interpretações fazem certas cenas que deveriam ser dramáticas , carregadas de emoção, parecerem risíveis tamanha a falta de noção na interpretação dos atores.

Em certos pontos o filme fica parecendo aquelas produções das décadas de 70/80 feitas em VHS com péssima produção, qualidade, montagem, etc...e em determinados momentos fica com cara de dublagem de novela mexicanda do SBT tamanha é a falta de sincronia entre a imagem e o som, com uma trilha duvidosa, que transforma o filme em um dramalhão dificil de digerir.

A uma cena, em que Lima Duarte , que apaece em algumas partes do filme, está entre umas nuvens, declamando textos, que já vi em muito Karaoke por ai. O que deveria ser sério , novamente beira ao risível...

Resumindo... boa idéia e péssima conclusão. Já vi produções feitas para youtube ou por amadores com melhores resultados. Somente os totalmente envoltos na doutrina e que se apeguem a história ( que fica difícil por causa da montagem e interpretações ambas horríveis) conseguirão ver um filme razoavel nessa obra.

Em tempo: E a vida continua é baseado na obra psicografada por Chico Xavier pelo espírito de André Luiz, mas ficou com clima de tentativa didática de tentar passar a doutrina, mas em certos momentos com cara de filme trash.

Abaixo o trailer.



 
 


Nenhum comentário:

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...