quarta-feira, outubro 20, 2021

O Poço


 Depois de muito tempo (muito mesmo) pensei em escrever no blog, só que vi muitos filmes medianos ou simplórios que acabavam não merecendo uma discussão mais aprofundada.

Mas  o Netflix sempre tem aqueles filmes escondidos que não damos bola em um primeiro momento, mas ao assistir, te dão um tapa na cara.

O Poço (sim a partir daqui spoiler..) é um desses filmes... no começo você tem a impressão de um filme de suspense com alguma critica social, mas aos poucos com os diálogos vai entendendo que a crítica é muito mais profunda do que parece.

Goreng (o ótimo ator Ivan Massagué) faz um cara que entra voluntariamente no poço, para parar de fumar.O poço no fundo se trata de uma prisão em muitos níveis, onde a comida vai descendo em uma plataforma que fica poucos minutos em cada nível. Mas os personagens que encontra na sua jornada  o faz pensar duas vezes na decisão que ele tomou.

Obviamente (vai entender a referencia vendo o filme rsrsr) ao ir para níveis mais baixos, a dinâmica muda muito quando a comida, já que lá nem migalhas chegam la.

Os personagens que contracenam com ele são estritamente necessários, visto que vai entender que cada um tem a sua importância na trama, até os nomes tem referencia a comida.

Agora o lado social  é bem pesado... as diferenças de quem está na parte de cima contra aqueles que estão nas camadas inferiores... uma crítica sócio-económica direta ao capitalistmo e a forma como a sociedade se porta, com aquele que estão na "nata" comendo e desperdiçando sem pensar nas consequencias para aqueles que vivem nas camadas inferiores. A dificuldade daqueles que estão n a parte de cima de entenderem o desperdício de suas existências.

"Se todos se alimentassem com o que apenas foi reservado para si, haveria comida para todos"

O filme é permeado de metáforas  como ele ser chamado de Messias, o livro Dom Quixote, tem 333 andares (duas por andar?),  há um paralelo com "Parasita" ótimo filme ganhador do Oscar, e um final um tanto interpretativo sobre a forma que vivemos e  o capitalismo. 

Preste atenção nas alucinações ... ela são um bom caminho para entender o final.

Um filme ótimo sobre os limites da solidariedade. O caramujo/escargot é uma bela metáfora sobre o quão baixo ou alto você pode estar.


Nenhum comentário:

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...