quarta-feira, outubro 09, 2019

Coringa

A quase um ano não escrevo nesse blog. Já fazia algum tempo que ele praticamente tinha virado minhas impressões sobre os diversos filmes que assisto, e admito que vi  muitos filmes ruins nos últimos tempos, mas que não sei por que (devo estar ficando chato) a crítica adora.

Mas acho que pela primeira vez este ano tenho de concordar... Coringa é ótimo.

A entrega de Joaquin Phoenix ao personagem é fantástica. 

Se lembrarmos que o Coringa já teve muitas encarnações, este é o primeiro que consigo achar melhor que o de Heath Ledger em Batman Cavalheiro das Trevas. Quanto aos outros, apesar de gostar do Coringa caricato mais próximo a série da década de 60  de Jack Nicholson, e não ter achado nada bom o Coringa de Jared Leto, tudo fica em segundo plano agora, pois além de uma entrega de performance genial, temos um roteiro muito bom tambem.

Mas vamos ao filme... (spoiler..) 

Aqui Artur Fleck, um palhaço de rua e comediante frustrado de stand-up, vive com uma mãe pra lá de estranha (maluca) em uma Gothan na década de 70, onde a cidade está prestes a implodir em violência e malucos de plantão.

Com um problema psicológico que o faz rir em qualquer momento (e que cria momentos absurdamente malucos no filme), em conjunto com sua instabilidade emocional, e a atuação física impar de Joaquin, faz com que tenhamos um Coringa único.

Um filme para maiores de 18 anos por causa de suas cenas de violência (entre outras loucuras) e principalmente não vá ao cinema atrás de um filme de heróis da Marvel ou DC... aqui a pegada é outra.

Um filme para ser visto e revisto, pelo ponto de vista da loucura, da necessidade de aceitação, da sociedade em completa decadência, entre tantos outros assuntos que me vieram a cabeça durante a sessão. 

O primeiro grande filme da DC, e que espero que seja a porta de entrada para uma nova pegada em filmes de heróis (ou anti heróis) .

E se Joaquin Phoenix não merecer ao menos ser lembrado pelo Oscar, a Academia mostra estar cada vez mais desconectada com o público.

Trailer




Nenhum comentário:

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...