quarta-feira, maio 24, 2017

Corra (Get Out)

Ao se deparar com o trailer, se tem a impressão de um episódio de Black Mirror, talvez porque a minha unica referencia sobre o ator Daniel Kaluuya, é um dos episódios da famosa série da Netflix. 

Tudo leva a parecer um filme de terror mas com uma pegada meio cômica e ao mesmo tempo, tirando um certo sarro do racismo institucional que está enraizado no dia a dia mas que praticamente ninguém vê, ou finge que não repara. 

No filme (sim spoilerrrrr...), Chris (Daniel) esta´namorando uma menina de sua idade, até ai nada de anormal, mas em determinado momento, ela o leva para conhecer sua família em uma típico "subúrbio" dos EUA (explicando.. por la subúrbio como denominam e  onde ficam as casas das pessoas bem de vida, com belas mansões, carrões e comunidades praticamente fechadas, mais ou menos como os condomínios fechados de SP) , e o porém é que ela é linda e branca e ele negro.

Por ai já daria pra ter uma ideia das diferenças sociais/culturais que ele encontraria e  onde ele conhece os pais da namorada e o irmão, que já é meio atormentado, dando uma ideia do que está por vir... 

Mas se em principio se espera um filme sobre racismo, está em parte certo... mas a realidade do filme é bem outra. A partir do momento que ele conhece os dois funcionários da casa, que são negros, mas super-mega estranhos a ele tanto culturalmente como na maneira da agir... além do mais no dia seguinte haverá uma "festa" que fazem anualmente com diversos membros da sociedade, que a cada cumprimento deixam claro sua "etnia" pois falam da força dos negros, da cultura, arriscando até algumas gírias, entre outras bizarrices na tentativa de pareceram amigos de Chris. 

A partir desse momento , a história se torna surreal, mas com momentos cômicos graças ao amigo de Chris, um cara com ótimas tiradas cômicas,mesmo quando está falando sério. 

O filme oscila entre o terror,um clima sinistro na casa dos país da namorada e o relaxamento bem ponderado nas tiradas do filme. Um terror soft que vai do racismo normal a situações pra la de surreais, com um final ótimo , onde conseguem sair do padrão onde os casais e o coadjuvante negro morrem primeiro (tipico dos filmes de terror dos EUA) pois aqui ele é o protagonista e leva a historia para um final bem diferente do esperado. 






Nenhum comentário:

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...