quarta-feira, julho 15, 2015
A Música Segundo Tom Jobim
Em 2012 lembro de uma matéria na Folha de SP sobre este documentário, mas por diversas razões dificeis de explicar nos cinemas brasileiros, passou por pouco mais de uma semana em algum "cinemas especializados" e depois sem locadoras pra procurar (hoje em dia em SP tá dificil achar uma em bairros fora do centro) tava dificil de achar o documentário.
Mas como um dos grandes fãs da "locadora online" que é o Netflix, fui procurar e voilá... "A Música Segundo Tom Jobim", ali prontinho pra eu assistir.
Li diversas criticas ao documentário, pois o diretor (famosissímo por acaso) Nelson Pereira dos Santos, preferiu outra pegada... ele fez de uma forma meio cronológica e musical, a trajetória de um dos mais famosos músicos/maestros brasileiros, e tambem um dos mais regravados e cantados pelo mundo afora, Antonio Carlos Jobim, ou simplesmente Tom Jobim.
Não há depoimentos, trajetória explicativa, nada... tudo mostrado somente através das músicas de Tom, com certeza um documentário Universal onde em todo e qualquer lugar no mundo entenderão sua obra, mas pode não agradar a todos, pois não tem nada explicando nada... só música e ponto.
O documentário que tem aproximadamente uma hora e meia, é um devaneio musical, mostrando diversos cantores pelo mundo afora (e muitos brasileiros claro) cantando em diversas linguas as obras de Tom Jobim, algum muito famosos outros menos principalmente no Brasil, mas só começar o acorde ou a letra em qualquer língua que fica fácil lembrar da letra em portugues e a interpretação do maestro a ela.
Praticamente impossível de parar de assistir, sempre esperando quem será o próximo músico a aparecer tocando ou cantando uma música de Jobim, com interpretações peculiares , sotaques, letras em ingles, italiano, frances, etc...
Mais que um documentário, uma passeio por toda a carreira de um dos mais brilhantes musicos brasileiros. Emocionante e genial.
No final do filme tem uma frase que resume todo o documentário:
"A linguagem musical basta" Tom Jobim.
A ver várias e várias vezes.
Trailer
Lista de Interpretes e Músicas do Documentário:
clique na imagem para vê-la maior
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Top Gun : Maverick
Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...
-
Semana Retro.... estou ouvindo algumas coisas que não ouvia desde o começo dos anos 90... lembra bem a época que frequentava casas como o Ho...
-
O menino bonito da politica boliviana não aguentou a pressão pelas "cagadas" na tentativa de fazer a diplomacia do Brasil de idiot...
Nenhum comentário:
Postar um comentário