terça-feira, setembro 25, 2018

O Paciente - O Caso Tancredo Neves

Ontem, 24 de Setembro, acabei tendo duas aulas de história em um único filme. 

Fui assistir "O paciente - O caso Tancredo Neves" que conta a história do último mês de vida de Tancredo Neves, presidente eleito pelo Colégio Eleitoral mas que nunca subiu a rampa do Planalto.

O filme mostra (spoiler...se é que não conhece a história) os acontecimentos nos dias antes da posse, os problemas da comissão médica (e seus erros e egos) durante os dias seguintes até sua morte em Abril de 1985.

O que mais me impressionou foi a quantidade de pessoas que foram assistir, em plena segunda feira , dia de meia entrada a sala tinha (contando comigo) 4 pessoas.

Isso explica bem o que acontece hoje no Brasil. Pouco mais de 33 anos depois dos acontecimentos, o público não em interesse em filmes históricos (a alguns meses aconteceu o mesmo com Getúlio, que tinha pouco mais de 20 pessoas na sala) , ou principalmente na história do próprio país, preferindo "achismos" no facebook e whatsapp ao invés de ler e se inteirar de fatos históricos. Triste momento.

No final foi um bom filme, bem didático, principalmente quanto aos erros dos médicos e o medo do Tancredo quanto a passagem do Governo pelo então presidente Figueiredo ao vice de Tancredo, um Sarney recém saído do partido dos militares e visto por eles como um traidor. 

Em determinados momentos, citam até as teorias da conspiração, que teria levado um tiro, etc...

Um momento não tão distante da história do Brasil, principalmente por causa da campanha das Diretas ocorrida meses antes. E que provavelmente muito do público jovem de hoje, nem tem noção daqueles acontecimentos. 

A ver.

Trailer




Nenhum comentário:

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...