sexta-feira, julho 28, 2017

Ex_Machina

Apesar de ser um filme de 2015, só fui assistir depois que entrou no catálogo da Netflix a poucos meses. 

Geralmente filmes de ficção cientifica não deixo passar, mas tanto Ex_machina como Her acabei não vendo no cinema na época, talvez por falta de tempo ou de interesse por ter visto trailers ruins.

Nos últimos anos não é novidade nenhuma o interesse cada vez maior por filmes que usem a "Inteligencia Artificial" como idéia, pois desde Matrix lá em 1999, a ideia ronda Hollywood todos os anos, seja em filmes de menor orçamento, ou em mega blockbusters.

Em Ex Machina (sim a partir daqui spoiler..) um programador (Caleb) é o ganhador do direito de conhecer a casa do dono da empresa de tecnologia onde ele trabalha, e ao mesmo tempo testar uma android a Eva (papel de Alicia Vikander) e ainda lidar  com as excentricidades do chefe.

Um filme mais sobre relações humanas do que sobre tecnologia é o principio aqui, pois ele tem de tentar usar o teste de Turing para ver se Eva consegue passar por uma humana, ao mesmo tempo que ela flerta com ele, onde fica no ar sempre a idéia que ela tem segundas intenções neste flerte, pois nunca saiu das dependências da casa de seu criador. 

No fundo ela usa a dificuldade de relações humanas do programador, que tem muito mais intimidade com máquinas do que com pessoas reais.

Um filme perfeito para instigar discussões sobre a relação humana com as maquinas, principalmente em um momento em que as pessoas interagem mais por redes sociais, whatsapp e smartphones do que no cara a cara, e sobre a evolução da inteligencia artificial e seus desdobramentos. 

Um filme lento em diversos momentos, mais de diálogos, situações  do que ação. 

Um belo filme. A ver.

Trailer






Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...