Alguns documentários simplesmente passam ao largo das tvs, tanto a aberta como no cabo, principalmente os voltados a arte, pois se não me engano apenas o Arte1 tem investido em algo do gênero na tv.
Mas como hoje tudo está online e principalmente depois que criaram possibilidades infinitas de locadora online (sim estou elogiando o Netflix), vários documentários que simplesmente são ignorados pela tv, são facilmente encontrados online.
Aqui o documentário é sobre a obsessão de um técnico/cientista pela obra de Vermeer, pintor do século XVII e que apesar de bem desconhecida sua vida pessoal e artística, ficou de certa forma famoso pelo filme de 2003 " Moça do brinco de pérola" com a Scarlett Johansson.
No documentário, ele tenta mostrar cientificamente o possível método utilizado por Vermeer (e outros da época) para produção de seus quadros, já que aparentemente não usava traços, e sua obras tem uma qualidade incomum de luminosidade e detalhes que só foi possível com o advento da fotografia, mas a fotografia só foi descoberta 160 anos depois.
A ideia do uso da câmera escura, percursora da fotografia é o principal do documentário de Tim Jenison que vai fundo na sua obsessão, construindo em Santo Antonio uma reprodução da sala da obra "The music lesson"e que com sua câmera escura em conjunto com um jogo de lentes, reproduz em um projeto de 5 anos !!! a obra de Vermeer quase a perfeição.
Um documentário pra quem gosta muito de arte, pintura e fotografia, principalmente nos processos que levaram alguns pintores a produzirem obras geniais.
terça-feira, novembro 03, 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Top Gun : Maverick
Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...
-
O menino bonito da politica boliviana não aguentou a pressão pelas "cagadas" na tentativa de fazer a diplomacia do Brasil de idiot...
-
Semana Retro.... estou ouvindo algumas coisas que não ouvia desde o começo dos anos 90... lembra bem a época que frequentava casas como o Ho...
Nenhum comentário:
Postar um comentário