terça-feira, setembro 22, 2015

Downloaded

Pra quem viveu os primórdios da internet, deve lembrar de um site que apareceu em 1999 que mudou toda a industria da música, o Napster.

Lembro de baixar o programa de madrugada , pois a conexão era mais estável e as cia telefônicas cobravam apenas o primeiro pulso a partir da meia noite (é não tinha banda larga, 3G,etc.... era no modem de linha discada mesmo), mas como o programa não era muito pesado, deu pra pegar normalmente.

Era uma revolução... pra quem estava acostumado com os arquivos em WAV dos cds que tinham 40... 50 megas cada, pelo Napster você podia baixar quantas musicas quisesse em MP3 (arquivos de 2..3 megas) que era a novidade da época.

Claro que as grandes gravadoras americanas não gostaram nada da brincadeira, afinal os diversos álbuns de seus músicos, que eram controlados por elas desde a gravação a tiragem, da noite para o dia estavam disponíveis para qualquer um pelo Napster.

Isso gerou reclamações de diversos músicos inclusive, que viam ali um roubo de direito autoral de suas obras. 

Ai entra um gigante na história, que não gostou de ver suas músicas no Napster.... O Metallica. A partir dai a história ganha outros contornos...

Choveram processos contra o Napster e seus fundadores, Shaun Fanning e Sean Parker (que depois ficaria famoso pela sua participação no Facebook e Spotify) tomaram diversos processos na cabeça por alguns anos até o Napster fechar. Mas a fagulha já estava dada e diversos outros programas apareceram como Kazaa, Bitlord,etc... onde era fácil baixar álbuns inteiros recém lançados.

O Napster acabou... mas logo um dos mais inteligentes no quesito criar coisas a partir de coisas que já existem entrou em ação... Steve Jobs fez a sua loja para o IPOD... o ITunes, vendendo as músicas e acalmando a industria...

Toda essa história pode ser vista em um documentário ótimo chamado Downloaded, parte disponível no Youtube mas completo no Netflix.

Trailer



sexta-feira, setembro 18, 2015

Music for Mandela

Em um tom documental, Music for Mandela mostra a influencia da música na vida de lider sul africano, bem como sua vida influenciou diversos artistas mundo afora.

Desde cantos tribais, bandas de renome, cantores africanos menos conhecidos, através de depoimentos traçam um paralelo entre os períodos da vida de Mandela, da sua prisão a liberdade e posteriormente a presidência da Africa do Sul. 

Um documentário para ver com calma, pois tem diversos depoimentos de membros da família, de músicos , amigos , etc... mostrando sua longa trajetória, e principalmente os diversos ritmos que permearam sua vida. 

Uma atenção especial para a "dança do Mandela" imitada por diversas pessoas na Africa, por fãs e por músicos famosos ou não.

Um mito e um dos seus legados, mostrando em paralelo a própria história de seu país.

A ver. Tem no Youtube e no Netflix.

quarta-feira, setembro 09, 2015

Cosmos

Série da Netflix  (que passou na tv a cabo na FOX e Natgeo) com o físico Neil deGrasse Tyson, sobre tempo e espaço, criação dos planetas, tudo muito ilustrativo e surreal de tão boa que é.

São vários episódios, ,mas é difícil não assistir vários na sequencia. 

Citações as obras de Carl Sagan (que fez uma série assim nos 80) , e com diversas participações , atuando ou narrando partes dos 13 episódios. 

Muitíssimo interessante para conhecermos um pouco do Universo, e vermos que dificilmente estamos sozinhos na imensidão.

terça-feira, setembro 01, 2015

Zeitgeist Addendum

Zeitgeist Addendum é uma continuação de Zeitgesist de 2007, só que agora aborda várias questões, desde o mercado financeiro através do Federal Reserve (o Banco Central dos EUA) e a dependência de  instituições financeiras que controlam nossas vida através de um sistema de empréstimos impagáveis (principalmente no Brasil.. e olha que nem é o nosso sistema financeiro que é abordado) baseando a vida na escassez de recursos, nos  tornando praticamente escravos de um sistema de trabalho onde o trabalho sempre é maior que a recompensa, portanto impossível de ser compensado.  A explicação sobre o `Modern Money Mechanics` é ótima.

Também aborda os grandes grupos de mídia que dominam praticamente os jornais, revistas, etc... sempre com informações precisas e escolhidas a dedo para manter o status quo, com noticias sempre criando a falsa impressão de que tudo está bem e mantendo as pessoas dentro do sistema. 

Claro que há uma longa divagação sobre as Mega Corporações que realmente controlam governos, exercito, etc.. com aportes financeiros enormes para manter seus lucros sempre em patamares estratosféricos, fazendo com que todos sempre trabalham mais por menos. 

Zeitgeist Addendum dá uma visão do mundo que vivemos de uma maneira lateral, tentando explicar ao máximo como funciona a máquina, tanto financeira, politica ou corporativa. 

Um Addendum a se pensar. 

Aqui uma sinopse sobre o filme na Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Zeitgeist:_Addendum

Tem no Netflix.. aqui uma versão com uma entrevista com o diretor no final.

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...