sexta-feira, maio 22, 2009

O ritual da morte

Quando escrevi o post anterior nem tinha idéia de quanto essa semana já mudaria a minha vida. O falecimento do meu pai na terça feira a noite mudou e muito 2009.

Já havia passado por mortes de outros parentes antes, mas o falecimento de um tão próximo é bem diferente, ainda mais quando depende de voce para fazer os "tramites" legais para providenciar o enterro.

Literalmente fazem tudo para dificultar a vida de quem tem de cuidar dos últimos momentos de alguem que morre.

Como ele morreu no hospital, depois de uma operação de fratura, tive de fazer um boletim de ocorrencia para levarem ao IML para darem o laudo da morte. Chegamos na delegacia e um escrivão super mal educado, mal amado e mal humorado para atender, meia hora depois pois ele tinha ido ao banheiro e tomar um cafezinho. O difícil era dizer que estava com pressa pois "só" tinha morrido meu pai.

Quase uma hora depois sai de la para aguardar o carro do IML no hospital e já eram1 da manha.... o carro foi rápido chegou as 3 e meia... e nós ao IML as 4 e meia...

Lá fui informado que demoraria para sair a certidão de obito, pois como já era mais de 4 da manha eles tinham de fazer os "laudos" dos outros que já haviam chegado e teria de aguardar até a próxima equipe começar... as 8 da manha...

Voltei as 9 horas achando que já estavam me esperando com tudo pronto, e para minha surpresa avisaram que só as 11h30 estariam liberando o documento para mim...

Bom as 11h30 recebi finalmente o documento para poder providenciar o enterro, ou seja exatamente 7 HORAS, depois de ter chegado lá. E tenho de lembrar o falecimento foi as 19h30 ou seja só tive o atestado 16 horas depois...

Depois dessa burocracia toda achei que seria mais fácil o restante, porém não imaginava que tratavam tudo como o comercio da morte.

Só para fechar o velório, caixão, flores, enterro, transporte,etc... foram mais de 1700 reais !!!

Ou seja se voce de certa maneira não estiver preparado para casos assim , tá na roça.

Dois dias sem dormir... muito trabalho e pouco respeito da delegacia, do IML, e principalmente da prefeitura por cobrar valores absurdos... respeito nenhum pela dor dos familiares.

Pra terminar segundos após o enterro, veio um coveiro pedir caixinha... depois uma senhora para eu fazerum contrato para ela construir a lapide... e morreu (sem trocadilho) ali mais 220 reais...

Parece engraçado ... mas o respeito pela familia parece ser a última coisa que pensam nesses momentos. Ainda bem que tive paciencia para resolver tudo e conseguir um pouco mais de "conforto " para minha mãe e irmã em um momento mais que difícil.

Bom aqui também tenho de agradecer toda a "GALERA" do FCCB que mesmo sem conhecer meu pai apareceu em peso lá no velório e os diversos telefonemas que recebi da galera do dia a dia.E também a galera mais próxima, os camaradas das antigas e a todos que de alguma maneira compareceram ou ajudaram de alguma forma. OBRIGADO A TODOS.

E principalmente ao tampinha... o Célio rodou a noite comigo de hospital a delegacia, IML , jantar as 5 da matina... reconhecimento de corpo, etc... valeu pra caralho véio... valeu mesmo .

Abraço a todos.

2 comentários:

monika jung disse...

sintopelo seu pai.

fica bem!
(horrivel dizer isso neste caso, mas não há palavras para consolo, oidioma não alcança o que se sente)

abraço

Ivan Monticelli Jr disse...

Luis, fiquei sabendo agora véio!
Lamento muito pela sua perda e pelos transtornos que passou.
Num momento tão difícil ainda somos expostos a essas insensibilidades.
Quando foi meu pai ainda tive a sorte de contar com o apoio de meu irmão.

Abração véio!

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...