segunda-feira, dezembro 01, 2008
Dia Mundial da Luta Contra a AIDS
texto do portal Mix Brasil
Hoje, dia 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Mas você sabe o porquê dessa data?
Em outubro de 1987, a Assembléia Mundial de Saúde decidiu, com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências e de criar um espírito de tolerância social.
O Dia Mundial da Luta Contra a Aids dá a ocasião de se falar da infecção por HIV e da Aids, de se ocupar das pessoas infectadas pelo HIV e das doenças da Aids, e de se saber mais sobre esta doença.
A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas e no Brasil foi adotada a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.
E o laço vermelho?
O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte de Nova York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids.
Por sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, o laço vermelho foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo. O ator Jeremy Irons usou o laço pela primeira vez, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991. Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda.
Por sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse seu significado. Mas, ao contrário disso, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a Aids, reforçando a necessidade de ações, pesquisas e, principalmente, de solidariedade aos que convivem com o HIV/Aids.
Mulheres, meninas, HIV e Aids
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) instituiu, como foco central para a mobilização do Dia Mundial de 2004, as mulheres de todas as idades. Quase metade das pessoas que vivem com HIV/aids no mundo são do sexo feminino. Esse foi o motivo da escolha do foco da campanha este ano.
No Brasil, a situação não é muito diferente. No período inicial da epidemia, para cada caso de Aids em mulher, foram registrados 16 casos em homens. Atualmente, esta razão já está em 2 casos em homens para cada caso em mulher.
FONTE: Ministério da Saúde www.aids.gov.br e Portal Mix Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Top Gun : Maverick
Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...
-
Semana Retro.... estou ouvindo algumas coisas que não ouvia desde o começo dos anos 90... lembra bem a época que frequentava casas como o Ho...
-
O menino bonito da politica boliviana não aguentou a pressão pelas "cagadas" na tentativa de fazer a diplomacia do Brasil de idiot...
Nenhum comentário:
Postar um comentário