segunda-feira, setembro 08, 2008

7 de Setembro


Dia da Independencia. 

Lembro a alguns anos atrás quando ainda fazia o primeiro grau, era um dia que se via em todas as repartições públicas, bandeiras do Brasil. Nas escolas, áreas militares,etc... todos tinham por obrigação colocar a bandeira. Ontem decidi ir ao desfile, coisa que não fazia a uns 6 anos. Fui ao Sambódromo (S.Paulo) e vi um grande público para ver o desfile. Porém no caminho para o Sambódromo , tinha a impressão que era um feriado qualquer, não via nenhum tipo de comemoração, ninguem com as bandeirinhas como era de se esperar. 

Nos últimos 20 anos fizemos um processo contrário a qualquer país que quer ser uma nação.

 Esquecemos nossos símbolos nacionais. Brasão de Armas, Bandeira, Patriotismo, etc... Coube a todos fazer uma ligação entre o militarismo e as comemorações oficiais. 

Ai fica sempre aquela impressão de que se comemorar 7 de Setembro é como se estivéssemos voltando ao militarismo, só por causa do desfile militar. Todos esquecem que esses mesmos militares que todos criticam, são quem defendem nossas fronteiras, protegem o Brasil de invasores e se necessário, morrerão por pessoas que eles nunca viram , para defender a soberania nacional, a PÁTRIA. 

Ao voltar para a casa depois do desfile, fui na TV ver como foram as comemorações sobre o dia da Independencia. A única matéria que vi foi da marcha dos excluidos na frente do Museu do Ipiranga. Nada de desfiles, nada de comemoração da independencia do Brasil. 

Quando pequeno fiz parte da Patrulha Mirim, e lembro bem que a primeira coisa que nos ensinavam era o respeito aos símbolos e datas nacionais. Hoje a maioria dos adolescentes mal sabe cantar o hino nacional. Hino da Independencia? O que é isso?? Foi o que ouvi ontem de alguns adolescentes.

 

Em uma matéria hoje (segunda) no Bom Dia Brasil, vi diversas pessoas visitando o Museu do Ipiranga. Havia filas enormes. Pensei comigo "Puxa estava errado muitos ainda levam a sério esse negócio de pátria", porém depois de algumas perguntas do reporte a alguns visitantes, vi que vão ao museu mas não tem a menor idéia da história que o cerca. 

Perguntaram a uma senhora sobre a "cassa do grito" que na verdade só está lá por ter sido representada na pintura do Pedro Américo , que está no Museu. Porém a sua resposta foi que "ali na casa o D. Pedro tinha dado o grito de independencia..", sobre o museu, muitos responderam que havia sido casa de D.Pedro e pior, que a Pintura do Pedro Américo era a representação real do dia da Independencia, o que está longe de ser verdade... Nunca pensei que diria isso um dia. 

Eu gostaria de ver novamente as aulas de Educação Moral e Civica nas escolas. Naquela época achavamos chatas as aulas, porém ali aprendiamos muito sobre o país. Hoje, ninguém sabe nada. 

A um ano, estava jogando futebol no 7 de setembro, e como haviam vários adolescentes fiz algumas perguntas do "Por que" de ser feriado naquele dia. Só um sabia que era dia da independencia, mas ninguem sabia que D.Pedro havia dado o grito,etc... pior alguns ainda confundiam D.Pedro I com Pedro Alvares Cabral. 

Se as escolas são horríveis para que está aprendendo hoje, sobre o próprio país está pior ainda. Seria bom lembrarmos que o Brasil é mais que Futebol. Somos brasileiros todos os dias do ano e não somente quando a seleção joga.

Nenhum comentário:

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...