quarta-feira, junho 21, 2006

Photografia ou Infotografia

Lembro ainda do meu primeiro curso de informatica nos idos de 1988, fazia o Basic em MSX, quanto mais estudava menos entendia o funcionamento daquele computador.
Nove anos depois já em 1997, colocamos no clube um micro para poder acessar a internet novidade da época, onde poderiamos ver "online" conteúdo de diversos meios de comunicação sem ter de pagar nada.
As mudanças tecnologicas promovidas nos 9 anos seguintes (1997-2006) são absurdas. Hoje já não falamos mais em computadores como aparelhos de outro mundo, todo mundo usa de uma maneria ou de outra (quando vai ao banco, paga com cartão de crédito/débito,etc...) e a internet está cada vez mais presente no dia a dia , e agora o Photoshop para quem gosta de fotografia, se tornou também uma ferramenta do dia a dia de todos aqueles que de alguma forma utilizam a fotografia, artisticamente ou comercialmente.
Vi uma matéria sobre a ética na fotografia, onde se falava muito das facilidades que o Photoshop trazia as alterações de fotografias. Entretanto tenho acesso ao acervo do Bandeirante a muito tempo, e o que reparei é que muitas fotos P/B feitas nas décadas de 40/60 tem alterações diversas em sus imagens, tais como queimar o céu, aumento de contraste, cortes, etc... ou seja um tipo de Photoshop manual.
O que tenho reparado é que muitas vezes as criticas são apenas para poder bater na digitalização da fotografia e nada tem a ver com ética realmente. Aqueles que não querem por diversos motivos ingressar na "Fotografia Digital" vão pelo caminho mais fácil, descer a lenha naquilo que não conhecem sem ver que no passado as coisas já eram assim, só que com métodos diferentes.
É a mesma coisa que paramos com a internet , por que está diminuindo a venda de livros e revistas. A tecnologia chegou para ficar e ser utilizada cada vez mais pelas pessoas mais simples, que não necessitarão de conhecimentos técnicos para isso. A digitalização é inevitável. Faço sempre um comparativo para aqueles que falam que a máquina digital cria fotógrafos preguiçosos, ou que ela destruiu a verdadeira fotografia. Ai eu pergunto, você ainda anda com aquela Variante 76?? Ou aquele Fuscão 82?? Motorzinho a ar com aquele barulho de máquina de lavar?? Acho que não... então por que sua máquina não pode evoluir....???
Daqui a pouco chamaremos a fotografia de infotografia...

Um comentário:

disse...

Como você escreveu, mudaram as ferramentas, mas as alterações continuam. Se bem que por gosto pessoal laboratório é muito mais legal do que a tela de um PC.
Mas aí já são outros quinhentos...

Top Gun : Maverick

  Se você cresceu entre a década de 1980 e 1990, é impossível que não tenha visto ao menos uma vez aquele filme que traz , além de uma mega ...